Acalentando

O Projeto Acalentando nasceu da necessidade de amparar as gestantes que chegavam carregando em seus ventres uma nova vida, mas em seus corações traziam medos e o abandono.

Essas mãezinhas recebem acolhimento e estímulos para a afetividade, além da oportunidade de desvendar seus temores da maternidade, através das orientações sobre os cuidados com o bebê e como ter uma gestação saudável. Três meses após o nascimento de seus filhos, elas terão a oportunidade de se integrar em oficinas para gerar trabalho e renda, como diarista, Profissional de Limpeza, artesanatos práticos e cuidarem de si mesmas desenvolvendo a autonomia, fortalecendo a autoestima e encorajando-as em novos projetos de vida.

O Projeto acontece todas as terças-feiras, das 14h às 16h30, tendo os trabalhos efetuados em três grupos:

  1. Gestantes, onde a cada semana participam de uma atividade diferente e sempre na chegada acontece o Acolhimento e no final, recebem o lanche da tarde. Assim, na primeira semana, para estimular a afetividade da mamãe para com o bebê, é ensinado um Artesanato. Na segunda semana, participam de palestras ministradas por vários profissionais da área da Saúde e dos Direitos Civis, orientando-as sobre os cuidados com o bebê. E na terceira semana, temos a Roda de Conversa, que trabalha a Autoestima, Bem-estar, fortalecendo o Laço familiar. E quando atingem o oitavo mês de gestação, recebem um enxoval para o bebê.
  2. A Fase de Apoio, semanalmente, nossas mãezinhas recebem o acolhimento e participam de conversas, ajudando nas dificuldades. Montamos uma estrutura que se preocupa com os primeiros momentos após o parto, Prevenindo a baixa autoestima, insegurança em uma nova fase da vida, as dificuldades em cuidar do bebê e a depressão pós-parto, para não dissolver os vínculos conquistados.
  3. A Geração de Trabalho e Renda, é voltada especialmente para as mamães garantirem a sua autonomia, com cursos de geração de renda, como:

Artesanatos práticos – faça e venda;

Limpeza doméstica – Preparação Profissional.

Os cursos auxiliam as mães que não conseguem ficar afastadas de casa por longo tempo e aquelas que conseguem executar trabalhos fora de casa. No final do curso, recebem um kit de roupas para os bebês. E no período que participam das atividades são acompanhadas pela assistente social da instituição, e aquelas que necessitam, recebem mensalmente uma cesta básica.